O corpo motor e inteligente 3A integração do ser humano com o meio ambiente é estabelecida por seus processos dinâmicos e adaptativos e esses partem do corpo, onde o sistema nervoso tem a função primordial e organizadora. Ele controla, coordena às atividades mais complexas de funcionamento do corpo. Pelo sistema nervoso reconhecemos estímulos do meio, processamos e efetuamos respostas aos estímulos.

O cérebro seletivamente seleciona informações, associa, organiza, dá sentido, ou deleta como não significativas, deixando-as na lixeira mnemônica. As informações selecionadas e organizadas são levadas às partes motoras do corpo de modo geralmente coerente e lógico para a vida humana, permitindo que nossa estrutura neural se amplie e se desenvolva. O córtex cerebral é o centro onde as informações são analisadas e processadas e isso exige impulsos que vem dos sentidos e são conduzidos através de fibras nervosas.

Nosso sistema nervoso está por concluir seu desenvolver a partir do nascimento. Gestos e movimentos infantis podem ser meios deste sistema concluir sua mienilização nas fibras nervosas, já que a bainha de mielina tem significativo papel na transmissão de informações. O cérebro vai, ao longo da vida, transmitindo informações através das sinapses, conexão entre neurônios, ajudados pelos neurotransmissores. Centenas de sinapses para cada neurônio, em constantes conexões e combinações. Somos como uma fantástica e inteligente rede elétrica plena de conteúdos dinamizados.

O cérebro humano parece contar certas conexões hereditárias, acrescidos de grande numero das que são adquiridos com as vivências e os exercícios. O desenvolver mental necessita bastante do processo maturacional. As ordens de auto regulação irão também trabalhar a relação organismo e meio utilizando e favorecendo conexões neuromotoras, em companhia desse corpo emocional e experiencial.O corpo motor e inteligente 4

Lagrange (1972) in Oliveira (2014) afirma que não é possível para uma criança, passar das atividades informais e globais para outras mais conscientes e controladas, se existe grande atraso na maturação nervosa. Lembramos que nem todos os movimentos (ações) são intencionais ou conscientes. Há movimentos reflexos inatos e os adquiridos ou condicionados. Os movimentos automáticos, por exemplo, dependem do que se aprendeu com o treino, a prática, a repetição, neles se incluem os hábitos, habilidades motoras e até ordens de equilibro e defesa.

O movimento pelo movimento não leva a nenhuma aprendizagem. É necessário e fundamental que o aluno deseje, reflita e analise seus movimentos, interiorizando-os. Só assim conseguirá atingir uma aprendizagem mais significativa de si mesmo e de suas possibilidades.(OLIVEIRA, 2001, p.26).

As contrações e descontrações musculares controlam os movimentos. Os músculos estruturados em torno dos ossos, em grupos de ação oposta (Contração/relaxamento) vão permitindo que o tônus muscular possa alicerçar as atividades ou práxias. Esse tônus esta em todo o organismo em suas funções de movimento e em todo comportamento comunicante.

  1. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação enfoque psicopedagógico. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 19 Ed. 2014.

Publicação sugerida pelo autor.

Um Comentário Respondido

  • Cristiane Kretli Neves  20 de novembro de 2017 em 22:45

    De fato nosso corpo é uma fantástica máquina, organizada minunciosamente e que funciona através dos movimentos.
    Movimentos estes que ora são involuntários, inatos, e também adquiridos ou condicionados.
    É importante ressaltar que os movimentos que levam ao aprendizado precisam ser organizados, treinados, adquirindo práticas que são desenvolvidas adquiridas através de habilidades motoras.
    Então importante pensar que as atividades motoras só terão fundamento de aprendizado para os alunos, se for desejada por ele, para que o mesmo sinta seus movimentos, internalizando-os. É preciso dar significado ao que o aluno realiza, assim a aprendizagem será de fato significativa, ampliando suas possibilidades de crescimento cada dia mais e mais.

    Responder

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor, indique um endereço de email válido. Por favor, indique uma mensagem.