A história da literatura infantil é jovem, mesmo porque a noção de infância também é recente. Começa a delinear-se no início do século XVIII, com a quebra de ideia de “miniatura do adulto”

Aspectos históricos da literatura infantil. 3Antes disso, a criança da nobreza lia os “clássicos” e as de classes pobres ouvia as histórias de cavalaria, aventuras, lendas e contos folclóricos faziam parte da literatura de cordel, para classes populares.

A ascensão da burguesia abriu espaços à literatura e à pedagogia na educação das crianças, quando aparecem, principalmente, na Europa, grandes educadores como Comenius, Fénélon.

Os clássicos fizeram adaptações, os folclores evoluíram para contos de fadas. Os irmãos Grimm estão ligadas à essa origem e tiveram seus contos multiplamente publicados e adaptados a cada tempo e cultura.

Outros como Andersen, Colodi, Carrol, Mark Twain, Charles Dickens, entre outros, fizeram diferentes propostas literárias. No Brasil, a literatura infantil com obras pedagógicas básicas de Portugal, também se estabeleceu em adaptações, como por exemplo, nos “Contos Seletos das Mil e Uma Noites” de Carlos Jansen. Também são dessa linha “Robson Crusoé” e “As viagens de Gulliver”. Figueiredo Pimentel escreve “ConAspectos históricos da literatura infantil. 2tos da Carochinha” e Coelho Neto e Olavo Bilac escreveu “Contos Pátrios”, mas é mesmo com Monteiro Lobato a verdadeira literatura infantil com o “Sítio do Pica-pau Amarelo” e suas múltiplas facetas, sempre plenos de questionamentos e inquietação intelectual, didáticas e prazerosas, misturando realismos e fantasias reaproveitando folclores e fatos históricos. Temos ainda poucos escritores nessa linha, mas já temos aqui, no Espírito Santo, alguns escritores bem interessantes, a exemplo de Elisa Lucinda.

  • Colaboração Professora Renée Leão Borges

Publicação sugerida pelo autor.

32 Comentários Respondidos

  • JAQUELINE  21 de março de 2017 em 23:29

    E muito importante apresentar a literatura infantil, pois forma o abito de leitura e contato com os livros.

    Responder
  • MARA CRISTINA ANDRADE NUNES LIMA  10 de maio de 2017 em 13:40

    E de muita importância a literatura infantil para a criança se desenvolver melhor, com a leitura ela pode ficar mais ativa e criar novas ideias . Infelizmente a maioria das pessoas não tem o hábito ler, isso faz com que elas não tenham um bom desempenho na tanto leitura quanto na escrita,

    Responder
  • Stefani Silva Lima  10 de maio de 2017 em 17:54

    A imaginação,a comunicação e o aprendizado podem ser estimulados com o hábito da leitura,por exemplo a literatura infantil é algo mágico que libera a imaginação e quase sempre nos traz uma lição para a vida.Devemos apresentar as crianças os livros de literatura infantil e trabalharmos eles com as crianças,para que elas cresçam com amor pelos livros e nunca se distanciem dele quando adultas.

    Responder
  • Vitória Gomes Cassiano Barcellos  12 de maio de 2017 em 14:47

    A literatura infantil é extremamente importante no desenvolvimento da criança, pois, auxilia em sua formação em relação a si mesma e ao mundo em sua volta, além de incentivar a criança desde muito cedo a praticar a leitura, a leitura abre as portas do universo da imaginação. Com a literatura infantil as crianças compreendem melhor certos valores básicos da conduta humana e tornam o convívio social mais fácil.
    O motivo de muitas crianças não gostarem de ler, pode estar ligado ao fato de não terem sido apresentados à literatura infantil. Precisamos incentivar o hábito da leitura para nossas crianças, pois a leitura além de ser fonte de lazer, aumenta a proficiência da escrita e da leitura.

    Responder
  • Thais Soares Ferreira  12 de maio de 2017 em 17:57

    A literatura infantil é de total importância na vida de uma criança e para seu desenvolvimento. Não só na escola mais também em casa é importante mostrar e incentivar a leitura desde cedo com livros de contos e histórias infantis para as crianças, isso pode ajudar ela no seu desenvolvimento, na fala com as outras pessoas, na escrita e etc… A maioria dos adultos não tem tem o hábito de ler e por esse motivo acabam não incentivando seus filhos. Se for criado esse hábito nas crianças desde cedo, á grande chance de se tornar um adulto apto a leitura.

    Responder
  • Taciany Minini  12 de maio de 2017 em 17:57

    A prática de ler é muito importante para qualquer público, da criança ao adulto. A leitura estimula o pensamento e desenvolve o conhecimento nas pessoas. Por isso é fundamental que os pais estimulem seus filhos a prática de ler livros desde cedo, para que as crianças peguem o gosto pela leitura e assim tenha um bom desenvolvimento na escola e com as palavras. Pode se observar que uma pessoa que tem o hábito de ler diariamente, consegue ter uma desenvoltura melhor para conversar com as pessoas, e até mesmo para ler em público.

    Responder
  • Priscila Almeida  13 de maio de 2017 em 09:06

    A palavra Carochinha, segundo o dicionário o significado é histórias infantis, contos, lendas e fantasias. Existe também uma creche em Ribeirão Preto no interior de São Paulo que se tem o mesmo nome, lá a literatura infantil e bem trabalhada, usando fantasias e envolvendo as crianças com os personagens.
    A importância das crianças ter acesso aos diferentes portadores de texto é para, familiarizar se e sentir os prazeres da descoberta do livro, por que ele é uma magia, existem múltiplos resultados com a literatura infantil, uma delas é a competência narrativa, seja brincando ou apresentando, a outra é o futuro da educação dos nosso adolescentes e adultos.

    Responder
  • Milena Minini Neto  13 de maio de 2017 em 18:20

    Incentivar uma criança ler, tem uma grande importância, a literatura infantil da o primeiro passo estimulando crianças a lerem, afloram sua imaginação, fazendo que assim elas se interesse cada vez mais por livros, e historias maiores que serão tomadas como desafios de ler um livro cada vez maior, e assim se apaixonando e pegando o gosto pela leitura, ler um livro é você viajar sem sair do lugar, você cria asas, conhece lugares, vive grande historias, e isso é muito bom na vida de uma criança, a leitura ajuda no desenvolvimento da fala e escrita, lendo você esta cada vez mais adquirindo conhecimento. E que os pais nunca deixem de motivar seus filhos a lerem, ler para o filho também ajuda muito, cria um vinculo maior entre os dois, e que ao crescerem e se tornarem adultos, que o livro não seja abandonado.

    Responder
  • Suellen xavier  13 de maio de 2017 em 21:24

    A literatura infantil é uma forma da criança viajar no mundo da leitura, quando si lê para uma criança abre-se um mundo novo,e isso faz com que ela crie gosto pela leitura, ler é muito importante e tem que ser mostrado para que a criança veja como é prazeroso.

    Responder
  • izi-costa  14 de maio de 2017 em 01:38

    A literatura é essencial não só na vida das crianças mas sim de todos,a literatura praticada ajuda no desenvolvimento liberando novos pensamentos.A família tem papel fundamental em fazer as crianças praticarem a leitura,assim aprendem o habito de ler desde de pequeno abrindo espaços para novas ideias que permitem ir além da imaginação .

    Responder
  • CARLA RODRIGUES EDUARDO JARETA  14 de maio de 2017 em 17:00

    Permitir a criança ser criança, é de extrema importância, deixando isto acontecer teremos adultos bem resolvidos e de intelecto formado bem capacitado.
    A literatura infantil faz com que a criança viage em um mundo perfeito para ela onde não há regras nem limites.
    O gosto pela leitura na infância faz com que o adulto pense melhor e passe a pensar por si próprio, permite que ele seja critíco e não aceite tudo que é imposto na sociedade.

    Responder
  • Bárbara Roni  14 de maio de 2017 em 22:51

    Uma Boa história é simplesmente fantástico. Cresci ouvindo muito história do nosso folclore, cantávamos muito cantigas de roda e isso me facinava. Ia além da minha imaginaçao. Hoje ouvimos muitas história linda também, meus filhos tem muito acesso a literatura infantil, na escola que estudam eles incentivam bastante a leitura e isso é ótimo, é ter conhecimento, viajar além do pensamento, criar fantasias é crescer intelectualmente. Quando lemos temos a sensação de liberdade. Enfim saímos um pouco do nosso cotidiano de violência, de um mundo que olhamos sem solução. Lendo um bom livro esquecemos um pouco desse nosso país com tanta corrupção, tantas falcatruas. Podemos até imaginar um mundo melhor. Tudo na nossa imaginação.

    Responder
  • Mikaela Calmon  14 de maio de 2017 em 22:59

    O interesse pela leitura tem que partir desde a infância.
    Incentivar uma criança a ler, é de extrema importância, irá fazer com que a tal, tome gosto pela leitura e que leve este hábito para a vida. Torna a criança mais curiosa, fazendo com que seja interessada.
    A leitura leva a criança a imaginar um mundo que é apenas dela, onde nada e ninguém pode mudar sua imaginação.
    Por tanto, ler é essencial na vida, seja da criança ou mesmo de nós adultos.

    Responder
  • Geilza de Souza Delfino Gomes  14 de maio de 2017 em 23:39

    Originou-se entre o século XVII e XVIII é importante destacar que antes desta época não se escrevia para crianças, pois considera-se que não existia infância. No ano de 1921 ao modernismo escreveu-se o primeiro livro para crianças no Brasil,( a menina do nariz arrebitado) por autor Monteiro Lobato. Porém sua obra mais famosa e as histórias do sitio do pica-pau amarelo e seus habitantes . Na década de 70 ocasionou-se a explosão da literatura infantil no Brasil.
    Dona baratinha, por Ana Maria Machado.
    Os direitos da criança, por Ruth Rocha .
    As histórias do Ziraldo etc…
    Pena que hoje no século XXI essas literaturas andam um pouco esquecidas pelas crianças . Vamos incentivar mais a literatura infantil em nossas escolas ,pois através de um bom livro com uma boa história uma criança pode fazer descobertas imagináveis .

    Responder
  • Veronica Lube  15 de maio de 2017 em 14:22

    Todos nós sabemos que ler é importante e com o tempo se torna também gratificante. Muitos adolescentes de hoje tem contato com a leitura, seja ela de livros, jornais, revistas ou sites. Porém não se sentem estimulados a ler e, assim, não criam gosto por realizar essa ação.A literatura é parte importante na vida da criança, pois ajuda na formação de atitudes e é fonte inesgotável de divertimento e prazer. Cabe aos pais e professores estimular o gosto pela leitura e prover as crianças com livros bons, acessíveis e adequados ao seu grau de desenvolvimento.

    Responder
  • Camila da Penha Oliveira Carneiro  15 de maio de 2017 em 14:55

    A literatura infantil ajuda muito no desenvolvimento de uma criança. Ela incentiva a formação do hábito de leitura. A literatura acaba sendo um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e as emoções. A partir do momento que a criança entra no mundo da leitura, a mesma se torna verdadeiramente grande leitor. Por isso, é, de total importância, a escola e os pais em casa, apresentar a literatura e incentivar a leitura para criança.

    Responder
  • Laisnara Cristina  15 de maio de 2017 em 14:58

    A literatura infantil é de grande importância na vida de uma criança,e a imaginação dela vai sendo trabalhada através da leitura feita.
    Todos nós quando fazemos algo com frequência um dia acabamos nos acostumando com aquilo, assim é com a leitura, se acostumamos as crianças a ler desde sempre, quando adulto não terão problemas com isso.

    Responder
  • CLAUDIA RABELO SANTOS  15 de maio de 2017 em 15:49

    O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão da família burguesa, onde está havia livros e historias, enquanto as crianças que não eram desta classe e sim de uma bem inferior só escutavam as histórias que os pais e avos contava. Mas com o passar dos anos criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias. É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ótica, outra ética… É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos acham que tem cara de aula porque se tiver deixa de ser literatura (A Bramovich, 1994. pg 17)”.Dessa forma, pôde ser concluído que a leitura, vivenciada da maneira correta dentro e fora da escola, começando preferencialmente pela mãe enquanto o bebe está na sua barriga, assim pode auxiliar na familiarização com a leitura e depois com a literatura infantil em prol do reconhecimento e do respeito que a literatura em questão merece receber. Portanto a literatura infantil e a contação de história deve ser uma pratica do dia a dia na vida da criança, pois irá interferir no seu desenvolvimento integral além de estimular a conhecer e apaixonar-se pelo mundo da leitura, e de formar cidadão críticos e bons leitores. FAEV-1º PERIODO

    Responder
  • Lorenna Nascimento  15 de maio de 2017 em 16:17

    Com certeza a literatura é algo importante para a criança, trás a curiosidade não só dos pequenos quanto de muitos adultos, quando se é lido com atenção. São contos que estimulam a criança na sua imaginação e que ajuda muito no desenvolvimento da leitura. Esse é um tipo de ensino que não deveria faltar em sala de aula, principalmente para os que estão começando. Para ja impulsiona-los a aprender cada vez mais.

    Responder
  • Evelyn Alves da Cruz  15 de maio de 2017 em 18:10

    Adaptar os livros a uma linguagem que chegasse até as crianças foi importante para que assim a leitura fosse incentivada.
    A leitura alimenta a imaginação e facilita no processo de aprendizagem, pois mesmo com livros lúdicos a criança já tem por exemplo, o vocabulário aprimorado.
    Para cativar o livro precisa provocar nessa criança curiosidades e assim fazer com que ela leia cada vez mais.
    Um dos fatores mais positivos que a leitura trás é a informação, toda informação cria no ser um senso critico, cria o poder de questionar, de se perguntar a todo momento se as informações vindas de outros meios são verdadeiras.
    Uma vez que o habito da leitura é incentivado em uma criança isso nunca mais se perderá.

    Responder
  • ERIETH DOS REIS PECHINCHA RODRIGUES  15 de maio de 2017 em 18:11

    A literatura e muito importante na infancia,pois desperta na criança o interesse pelo diferente,e permite eles vianjam no mundo de fantasia existewntess nas historias.
    Quando uma criança desenvolve o abito de ler desde cedo se torna um adulto mas culto, e com gosto pela leitura.

    Responder
  • LARISSA DUARTE CALDEIRA  15 de maio de 2017 em 18:49

    A leitura conta muito para o desenvolvimento e aprendizado para criança, uma boa leitura faz com que abre a imaginação das crianças as fazendo a pensar viajar e curtir um mundo de fantasias que só é deles.
    Os pais devem incentivar os seus filhos a lerem, hoje existe varias livros que pode ser de interesse para as crianças são livros ilustrados de cores chamativas oque faz prender a atenção deles em um mundo de fantasias que é especial para eles.
    Ler não tem que ser uma obrigação para as crianças e sim um prazer em aprender.

    Responder
  • Neilza Monteiro Lopes  15 de maio de 2017 em 18:57

    Até o século XVII as crianças conviviam como adultos, não havia um mundo infantil separado. Portanto, não existia literatura voltada para as crianças.
    Hoje, temos um vasto universo infantil, inclusive de publicações voltadas para os pequeninos. É muito importante para a formação do indivíduo o hábito da leitura. Mas leitura também é prática e para que se crie o hábito é preciso praticar. Atualmente, existe livros para as diferentes faixa etárias da criança, assim não fica difícil os pais incentivarem o hábito desde bebezinho.
    Ler é das asas à imaginação. E para a criança nada melhor para sua formação intelectual do que explorar o imaginário, o folclore, as histórias da vovó. Leitura é conhecimento.

    Responder
  • Jackeline Batista de Almeida Soares  15 de maio de 2017 em 22:50

    Icentivar o hábito da leitura só trará benefícos no futuro. Hoje se tornou mais fácil o acesso à leitura. Vemos bibliotecas nos terminais rodoviários com livros acessíveis para todos. Mas se os pais não derem o exemplo não adianta. É como diz o ditado: faça o que eu falo mas não faça o que eu faço (não leio livros).

    Responder
  • Phelipe Pereira Domingos  15 de maio de 2017 em 23:34

    Desde de muito jovem a leitura tem que ser inserida na vida da criança,com contos como branca de neve,Rapunzel…fica mais fácil pq a criança vai achar a história legal e vai ter interesse em ler,esse é o princípio da estimulação de todo seu intelecto básico.(Estimulando essa leitura futuramente ela vai está lendo obras mais”profundas” e tendo um bom entendimento pois já vai estar familiarizada).

    Responder
  • Toaeny Cristina dos santos  18 de maio de 2017 em 10:39

    A literatura infantil é um livro que desperta o prazer na criança,é sua primeira experiência com a leitura,é um fator essencial para seu desenvolvimento…pois a criança quando lê uma “branca neve” por exemplo se apaixona e começa a ter prazer por leitura isso futuramente vai ser muito bom para ela quando tiver que ler livros mais “avançados” que não seja conto de fadas.

    Responder
  • Genilsa de Sousa Delfino Cézar  1 de junho de 2017 em 01:15

    Com a literatura infantil às crianças compreendem melhor certos valores básicos da conduta humana e tornam o convívio social mais fácil. O motivo de muitas crianças ñ gostarem de ler, pode estar ligado ao fato de ñ terem sido apresentados a literatura infantil. A literatura infantil é extremamente importante no desenvolvimento da criança, pois auxilia em sua formação em relação a si mesma e ao mundo em sua volta, além de incentivar a criança desde muito cedo a praticar a leitura, a leitura abre portas do Universo da imaginação. Precisamos incentivar o hábito da leitura para nossas crianças.

    Responder
  • christian carla neves de souza moreira  10 de julho de 2017 em 16:44

    O prazer da leitura começa em casa com a literatura infantil porque as crianças viajam no mundo da imaginação e até prazeroso contar uma história para uma criança porque na leitura nos aprendermos muito é pegamos o hábito da leitura.

    Responder
  • naty_wundervoll  14 de novembro de 2017 em 17:47

    A literatura infantil é de grande importância na vida das crianças, que alfabetizadas ou não é um caminho que a leva a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa auxiliando na sua escrita, na leitura, na compreensão do que está sendo lido, na excercitação da memória, ampliação do vocabulário

    Responder
  • naty_wundervoll  14 de novembro de 2017 em 17:58

    A literatura infantil é de grande importância na vida de nossas crianças, pois as leva a desenvolver a imaginação, emoções, sentimentos de forma prazerosa e significativa, auxiliando na escrita, na compreensão do que está sendo lido, na exercitação da memória, ampliação do vocabulário e várias outras coisas que vão ajudar as crianças no decorrer de sua vida, o insentivo a leitura é de total importância, cabe a nós mostrar de forma mágica e atrativa para que elas sintam e vejam a importância que faz a leitura de um livro.

    NATÁLIA RAMOS PINTO Itamaraju- BA, aluna CENSUPEG Teixeira de Freitas

    Responder
  • Adriane de Oliveira Silva  24 de novembro de 2017 em 12:09

    A literatura não se restringe somente ao ambiente escolar. Através das histórias que as crianças podem conhecer geografia, ciências história de maneira prazerosa e divertida. É importante que a criança passe por todas as fases da leitura, das imagens à leitura Fuente.

    Responder
  • Andreia Ferreira Teixeira Freitas  5 de dezembro de 2017 em 22:27

    Por mais que através do iluminismo iniciou-se uma nova concepção de hermenêutica, onde a interpretação dos escritos esteja no seu receptor, acredito que o objeto da literatura ainda esteja em seu autor e na mensagem que deseja transmitir. Ao longo do tempo observamos como o homem tem deixado a sua história em diversos aspectos através da literatura, e de forma mais recente através da literatura infantil. O conto infantil, recheados de fábulas e sonhos permeiam o inconsciente da criança trazendo sonhos e docilidades para sua realidade. Em muitos deles uma mensagem, que nem sempre os pequenos conseguem decifrar em sua totalidade, mas que com certeza marca esse tão importante e curto período da vida humana.

    Responder

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor, indique um endereço de email válido. Por favor, indique uma mensagem.