Um Carinho especial…

Alicia, nascida em Buenos Aires, no ano de 1944, foi uma dedicada psicopedagoga. Formada em Psicopedagogia pela Universidade de EL Salvador e em Psicologia pala Universidade de Buenos Aires. Executou excelentes trabalhos como Orientadora Educacional, Supervisora Educacional e, como Assessora Psicopedagógica em grupos que necessitavam de orientação psicopedagógica e/ou orientação didática para psicopedagogos em Buenos Aires e no Brasil, tendo como Estados principais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

De seus valiosos livros, “A Atenção Aprisionada” passou a ser um Guia para docentes, psicólogos e pais nos quatro cantos do mundo. Alicia torna-se, então, referência mundial e, fundamental para a psicopedagogia.

Durante a sua graduação teve importantes professores como Pichon-Rivière, psiquiatra argentino conhecido também por sua importante contribuição a área psicopedagógica. Alicia também teve influência de Blanca Tarnopolsky e Sara Pain.

Percursora e possuidora de uma vasta experiência em trabalhos com famílias, grupos de saúde e instituições de educação, construiu seu modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico que nominou DIFAJ, utilizando-o em hospitais públicos e privados de diversos países latino-americanos.

Seus ensinamentos, assim como sua vasta experiência, foram divulgados também na Europa, principalmente Portugal, Espanha e Alemanha! Conhecida por sua capacidade de entender o outro e sua forma de aprendizagem, hoje Alicia é lembrada como uma pessoa generosa, carinhosa, amorosa, dotada de uma capacidade de empatia fora do comum. Alicia sensibilizava somente com os olhos!

Infelizmente, em 26 de fevereiro de 2016, nossa Alicia faleceu aos 70 anos mas, deixou seu legado. Alicia, jamais será esquecida!

Publicação sugerida pelo autor.

Sem Comentários

Você pode postar o primeiro comentário.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor, indique um endereço de email válido. Por favor, indique uma mensagem.