O corpo motor é inteligente.

A integração do ser humano com o meio ambiente é estabelecida por seus processos dinâmicos e adaptativos e esses partem do corpo, onde o sistema nervoso tem a função primordial e organizadora. Ele controla, coordena às atividades mais complexas de funcionamento do corpo. Pelo sistema nervoso reconhecemos estímulos do meio, processamos e efetuamos respostas aos estímulos. O cérebro seletivamente seleciona informações, associa, organiza, dá sentido, ou deleta como não significativas, deixando-as na lixeira mnemônica. As informações selecionadas e organizadas são levadas às partes motoras do corpo de modo geralmente coerente e lógico para a vida humana, permitindo que nossa estrutura neural se amplie e se desenvolva. O córtex cerebral é o centro onde as informações são analisadas e processadas e isso exige impulsos que vem dos sentidos e são conduzidos através de fibras nervosas. Nosso sistema nervoso está por concluir seu desenvolver a partir do nascimento. 
Gestos e movimentos infantis podem ser meios deste sistema concluir sua mienilização nas fibras nervosas, já que a bainha de mielina tem significativo papel na transmissão de informações. O cérebro vai, ao longo da vida, transmitindo informações através das sinapses, conexão entre neurônios, ajudados pelos neurotransmissores. Centenas de sinapses para cada neurônio, em constantes conexões e combinações. Somos como uma fantástica e inteligente rede elétrica plena de conteúdos dinamizados. O cérebro humano parece contar certas conexões hereditárias, acrescidos de grande numero das que são adquiridos com as vivências e os exercícios.
O desenvolver mental necessita bastante do processo maturacional. As ordens de auto regulação irão também trabalhar a relação organismo e meio utilizando e favorecendo conexões neuromotoras, em companhia desse corpo emocional e experiencial. Lagrange (1972) in Oliveira (2014) afirma que não é possível para uma criança, passar das atividades informais e globais para outras mais conscientes e controladas, se existe grande atraso na maturação nervosa. Lembramos que nem todos os movimentos (ações) são intencionais ou conscientes. Há movimentos reflexos inatos e os adquiridos ou condicionados. Os movimentos automáticos, por exemplo, dependem do que se aprendeu com o treino, a prática, a repetição, neles se incluem os hábitos, habilidades motoras e até ordens de equilibro e defesa.
O movimento pelo movimento não leva a nenhuma aprendizagem. É necessário e fundamental que o aluno deseje, reflita e analise seus movimentos, interiorizando-os. Só assim conseguirá atingir uma aprendizagem mais significativa de si mesmo e de suas possibilidades.(OLIVEIRA, 2001, p.26). As contrações e descontrações musculares controlam os movimentos. Os músculos estruturados em torno dos ossos, em grupos de ação oposta (Contração/relaxamento) vão permitindo que o tônus muscular possa alicerçar as atividades ou práxias. Esse tônus esta em todo o organismo em suas funções de movimento e em todo comportamento comunicante.
 
1. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação enfoque psicopedagógico. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 19 Ed. 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

45 Comments

  1. É interessante como é importante a compreensão e o entendimento devem ser trabalhados para que as atividades se tornem mais efetivas, trazendo a conexão de corpo e mente. No artigo “A importância do brincar na Clínica Infantil” da psicóloga clínica Fabiana de Nazaré Pinho Pontes, trás que: ”Durante seu desenvolvimento, a criança passa por um processo de adaptação, devido ás exigências do meio em que vive, tentando adequar-se às pressões ambientais. Esse processo exige da criança esforço, que consequentemente gera conflitos próprios dessa fase, assim, cada etapa tem sua problemática específica oriundas do desenvolvimento. A criança vai gradativamente deixando “o princípio do prazer” e aprendendo a considerar a realidade sociocultural, postergando a satisfação imediata dos impulsos agressivos e amorosos. Esse pequeno trecho trás essa questão do que a compreensão gera no ação do corpo e mente, criando hábitos e deixando outros de lado, conforme a mente julga necessário e desnecessário.

  2. Esse assunto nos leva a refletir sobre como uma coisa precisa da outra para funcionar (corpo e mente), e juntas são capazes de desenvolver diversas atividades que precisam de associação dos sentidos e ações.
    o corpo humano em si, podemos associar a uma máquina inteligente, por que cada ação involuntária ou não, tem haver com as informações que o cérebro recebe com isso é muito importante que a mente comece a ser estimulada desde cedo, para que se forme uma criança, adolescente, jovem e adulto mais capaz de compreender o meio social e aprender com essa perspectiva!

  3. Eu sempre digo que, quando a mente não vai bem, todo o corpo paga por isso. As vezes acontece da criança estar mais calada do que o normal ou até mesmo não querendo interagir com os amiguinhos…devemos estar atentos, pois dependendo do estado emocional da criança, o organismo pode gerar reações. As vezes uma falta de apetite pode ser um sinal que aquela criança não estar somente sem fome, mas sim, que algo no seu emocional não vai bem. A mente estar diretamente ligada ao corpo! Por esse e outros motivos que é extremamente importante trabalharmos com a Psicomotricidade na Educação Infantil, pois ela ajuda não só no desenvolvimento do corporal, mais no desenvolvimento da mental também.

  4. Desde cedo o corpo/mente precisa de estímulos para um bom funcionamento, porém ao estimula- lós deve se tomar cuidado para que esse estimulo não tenha efeito ao contrário, é preciso compreender o que a mente/corpo necessita naquele momento; Deve ser sempre levado em consideração o individuo como único, pois o que é necessário para um pode não ser para o outro. E de acordo com OLIVEIRA, 2001, P.26, “O movimento pelo movimento não leva a nenhuma aprendizagem. É necessário e fundamental que o aluno deseje, reflita e analise seus movimentos, interiorizando-os. Só assim conseguirá atingir uma aprendizagem mais significativa de si mesmo e de suas possibilidades.”

  5. Estimular a mente da criança, auxilia o despertar do raciocínio lógico, ou seja, na capacidade de a criança solucionar problemas da melhor forma possível. Jogos de quebra-cabeça, da memória, xadrez, dama, entre outros que precisam de uma estratégia ou fazem a criança pensar, são mais eficazes para atingir esse objetivo.

  6. Nós seres humano com a evolução da vida, apresentamos uma melhoria linear na performance motora da de bebê para infancia, da infância para juventude, da juventude para fase adulto, e isso acontece pelo o aprimoramento de tais habilidades, mas com o passar da idade, esse processo se envelhece, essa performance se deteriora na velhice. Devido o envelhecimento do cérebro que diminui de tamanho, perdemos neurônios e a produção de hormônios e os neurotransmissores se altera. O desenvolvimento motor é uma parte principal do desenvolvimento humano, é com ele que estabelecemos comportamentos culturais e genéticos, como ressalta o texto que há “movimentos reflexos inatos e os adquiridos ou condicionados”, mas quando temos tem dificuldade em dominar os padrões motores básicos, conseguintemente apresentará dificuldades na interação básica que pode ser a manipulação de objetos, sendo assim, terá interferência nos processos básicos que são níveis satisfatório afim de que um alcance nos níveis maduros de aprendizagem do indivíduo.

  7. O texto nos faz pensar em como o corpo e a mente se interligam, e como o funcionamento do nosso corpo é uma ação fascinante.
    Saber que com os estímulo certo a criança desenvolve o raciocínio lógico e crítico e isso perdurará por toda a vida. E quando algo não está legal com o desenvolvimento motor acarreta difíciculdades em alguns processos do dia a dia, como a manipulação de objetos.

  8. Se a mente não está saudável, o corpo pode acabar sofrendo com as consequências, dando origem a várias doenças.
    Compreender essa relação é necessária para entendermos o funcionamento do nosso próprio organismo. O ditado “mente sã, corpo são”, portanto, é uma realidade, assim como o contrário também é verdadeiro, por isso sempre temos que cuidar bem da saúde, tanto do corpo quanto da mente, essa prevenção tem que ser desde pequeno para que no futuro o corpo não venha pagar as consequências.

  9. Se a mente não está saudável, o corpo pode acabar sofrendo com as consequências, dando origem a várias doenças.
    Compreender essa relação é necessária para entendermos o funcionamento do nosso próprio organismo. O ditado “mente sã, corpo são”, portanto, é uma realidade, assim como o contrário também é verdadeiro, por isso sempre temos que cuidar bem da saúde, tanto do corpo quanto da mente, essa prevenção tem que ser desde pequeno para que no futuro o corpo não sofra.

  10. A neurociência, é um fator decisivo e importante para nossa vida, pois a sua funcionalidade influencia no funcionamento do nosso corpo. Para estimular a mente é preciso praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável. Cada movimento que fazemos com o nosso corpo, é absorvido pelo cérebro, por isso, todo tipo de brincadeiras é válido para estimular o cérebro da criança. Ensinar às crianças, movimentos que auxiliam na sua evolução física, podendo ter reflexos na sua saúde física, mental e emocional.

  11. O corpo motor é inteligente.
    O conhecimento é fruto de trocas entre o organismo e o meio, essas tocas são resposaveis para a própria capacidade de conhecer.
    Esta adaptação do ser humano ao meio ambiente se realiza através da ação elemento central da teoria piagentina, indicando o centro do processo que transforma a relação com o objeto em conhecimento.

  12. Sabemos que não só os adultos mais principalmente as crianças precisam ter o máximo de tranquilidade possível, pois é na infância que começar o raciocínio e por isso não devemos sobrecarregar nossos pequenos como fossem adultos, cobra, exigir demais, pois sabemos que na infância tudo tem sua fase e tempo se até os adultos precisam disso quem dirá as crianças que tudo elas observam e guarda na memoria.

  13. A mente e o corpo trabalham juntos. Há uma conexão entre os dois para a percepção dos sentidos, dos sentimentos e da aprendizagem.
    Existem também, como mencionado no texto, movimentos do corpo que são inatos, ou seja, aqueles que são involuntários , que não foram aprendidos, e sim, o próprio corpo fala desde o nascimento. O ser humano afeta e é afetado a todo momento, gerando aprendizagem com o meio a partir dos processos dinâmicos e adaptativos que partem do corpo, e o funcionamento primordial e organizador do sistema nervoso comandado pela mente.

  14. Como é importante deixar a criança ser criança!
    Essa fase exige aprendizados que a própria brincadeira pode oferecer. O fortalecimento de afetos,a aceitação e o cumprimento de regras, a concentração e a atenção, aprender a esperar, compromisso e habilidade. Sendo ingressados em seu desenvolvimento através do brincar, são primordiais para a formação de sua personalidade e integralidade para toda vida, se exercitado desde criança.

  15. Somos como uma fantástica e inteligente rede elétrica plena de conteúdos finalizados, incrível. Existe uma conexão muito forte de corpo e mente, é é importante trabalharmos com nossas crianças o raciocínio lógico, jogos de memórias , quebra-cabeça, para que elas sejam estimuladas desde pequenas.

  16. Professora desconsidere o comentário anterior pois pertence ao próximo link. A resposta correta ao tema é:

    A mente e o corpo trabalham juntos. Há uma importante conexão entre os dois para a percepção dos sentidos, dos sentimentos e da aprendizagem. Existem também, como mencionado no texto, movimentos do corpo que são inatos, ou seja, aqueles que são involuntários, não foram aprendidos, e sim, o próprio corpo condiciona desde o nascimento. O ser humano afeta e é afetado a todo momento, produzindo aprendizagem com o meio a partir dos processos dinâmicos e adaptativos que o corpo transmite em concomitância com o funcionamento primordial e organizador do sistema nervoso comandado pela mente.

  17. É necessário para o desenvolvimento da criança que corpo e mente trabalhem juntos, desde o seu nascimento a criança já é capaz de trabalhar o corpo e a mente mesmo que involuntariamente ela já promove essa ação, durante a infância é necessário trabalhar esse desenvolvimento, criando assim meios de aprendizagem.

  18. A mente e o corpo trabalham em conecção um com o outro.
    Todo movimento aprendido vai de acordo com o meio que esta envolvido,e a partir da maturação neural tudo que foi aprendido passa a ser natural, automatico, mas para que isso aconteça é preciso que a criança tenha estímulos constantes e dinamicos envolvendo corpo e mente.

  19. O corpo humano por ser inteligente, precisa que haja processos para sua organização e bom funcionamento.As informações que são levadas ao cérebro precisam ser processadas e organizadas de forma a serem distribuídas coerentemente .Com o passar do tempo, das vivências e exercícios desenvolvidos, as ordens neuromotoras se tornam habilidades.Por isso é necessário que cada ação seja analisada e aceita pelo aluno e principalmente um olhar de um profissional com intencionalidade .

  20. O corpo humano por ser inteligente é necessário que hajam processos para sua organização e bom funcionamento.As informações que são levadas ao cérebro precisam ser processadas e organizadas de forma a serem distribuídas de coerentemente ao corpo humano. Com o passar do tempo das vivências e exercícios desenvolvidos, as ordens neuromotoras se tornam habilidades. Por isso é necessário que cada ação seja analisada e aceita pelo aluno e principalmente um olhar de um profissional com intencionalidade.

  21. Conceito de corpo, segundo Merleau- Ponty : “O corpo não é coisa, nem ideia, o corpo é movimento, gesto, linguagem, sensibilidade, desejo, historicidade e expressão criadora”.

  22. A inteligência, a mais maleável e, ao mesmo tempo, mais duradoura equilibrante estrutural de comportamento, é essencialmente um sistema de operações vivas e atuantes. ( Jean Piaget)
    Somos humanos biológicos por natureza, executamos estratégias mentais que tornam-se em atitudes físicas, desta forma, nos transformamos capazes de viver, aprender, assimilar e alterar tudo que nos cerca. Para uma educação de qualidade é imprescindível que o professor seja um mediador do conhecimento.

  23. A psicomotricidade é definida como a integração das funções motoras com funções psíquicas com a relação entre o corpo e a mente. Uma vez que a ciência tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento, em relação com o mundo interno e externo.
    O papel da psicomotricidade na educação infantil é por meio de suas atividades com o uso da ludicidade para ajudar no desenvolvimento físico e mental de uma criança.

  24. Para um bom desenvolvimento, é necessário que a mente e o corpo trabalhem juntos e de forma saudável. É importante como profissionais da educação, entendermos esse processo de funcionamento do corpo, para que possamos compreender as fases em que cada um se encontra e assim poder intervir de forma adequada, se necessário, possibilitando meios de aprendizagem e estimulando essa maturação.

  25. A criança ja e capaz de trabalhar o corpo e a mente mesmo que involuntariamente ela já promove essa ação, durante a infância é necessário trabalhar esse tipo de movimento, criando vários métodos de aprendizado.
    Com esse desenvolvimento humano, estabelecemos comportamentos culturais e genéticos, como vários movimentos reflexos, visto que a criança apresentará dificuldades na interação básica que pode ser a manipulação de objetos.

  26. A psicomotricidade na educação infantil é por meio de suas atividades lúdicas, ajudando no desenvolvimento físico e mental de uma crianca, trabalhando o seu corpo e a sua mente, durante a infância é necessário trabalhar esse tipo de movimento, criando vários métodos de aprendizado.
    Com esse desenvolvimento humano, estabelecemos comportamentos culturais e genéticos, como vários movimentos, visto que a criança apresentará dificuldades na interação básica que pode ser a manipulação de algum objetos.

  27. Sabemos que as crianças precisam ter o máximo de tranquilidade possível, pois é na infância que começar o raciocínio logico, por isso não devemos sobrecarregar nossos pequenos, pois tudo tem sua fase e tempo..

  28. O corpo é uma peça fundamental para o processo de ensino, através do corpo a criança se expressa, se comunica, a criança mostra pelos seus movimentos corporais o quanto a mente está reagindo de forma positiva ou negativa algo que lhe é apresentado. O corpo é uma expressão de cultura de momento histórico de cada criança, onde demostra com extidão a postura e sentimentos de cada uma.

  29. A mente esta ligada ao corpo, e quando a mente não esta bem o corpo muita das vezes pode demonstrar isso em formas de manchas, coceiras entre outra coisas, e com a criança funciona da mesma maneira, então uma noite mal dormida, ou questões emocionais que a criança possa esta passando, podem afetar o seu desenvolvimento já que é no brincar que a criança muita das vezes tem o estimula para o aprendizado.

  30. O texto nos mostra que o corpo e a mente são aliados e que isso acontece desde quando nós nascemos. Logo, as crianças precisam ser estimuladas o tempo inteiro para que sejam adolescentes/adultos capazes de analisar e compreender os fatos afim de atingir uma aprendizagem significativa.

  31. Quando a mente não vai bem, todo o corpo paga por isso, é necessário que a mente e o corpo trabalhem juntos e de forma saudável para o bom desenvolvimento da criança.

  32. Quanto mais estimuladas de forma leve e saudável, essa criança se desenvolve melhor, como corpo e mente estão ligados, quanto mais cedo os estímulos melhor para o desenvolvimento dessa criança.

  33. Quando a criança é incentivada desde cedo, ela vai crescendo com menores dificuldades no dia a dia, seja no aspecto cognitivo ou motor, fazer com que essa experiência seja única e lúdicas também é importante, ela sempre terá boas sensações quando for fazer algo que esteja ligado de forma alguma a experiência que ela teve durante sua infância. O brincar é essencial pois ele trabalha vários aspectos que se não forem executados podem trazer problemas para o indivíduo no futuro não muito longe.

  34. E muito interessante essa ligação entre mente e corpo, onde a mente tem varias funções para comandar nosso corpo. Sendo que através de estímulos do ambiente podemos obter uma resposta ao um determinado comportamento.

  35. Sabemos que corpo e mente estão sempre conectados pois o corpo(saúde) reflete o que se passa na mente( o psicológico) devemos observar os nossos pequenos pois as vezes se queixam de um mal físico e isso pode estar vindo de um problema psicológico ou emocional. Ex: intestino preso ou solto em excesso

  36. o corpo e a mente devem ser sempre estimulados, principalmente na infância onde essa criança esta vivenciando varias formas de conhecimento e aprendizagens, é fundamental que corpo e mente estejam saudáveis para que possam adquirir todo o ensinamento apresentado.

  37. O texto nos diz como é interessante o fato de o corpo e a mente trabalharem juntos, interligados, em que a mente dá os comandos que recebe de ambiente em que está inseridos ao corpo.
    Portanto as crianças precisam de estímulos para seu desenvolvimento cultural, emocional, cognitivo.

  38. As brincadeiras e os jogos criam um ambiente especial para a aprendizagem porque geram interesse e prazer, favorecem a concentração, a atenção, a afetividade, o engajamento, a imaginação e as habilidades psicomotoras.

  39. O corpo e a mente são interligados, a mente dá o comando necessário para o corpo. É interessante essa junção, como é importante trabalhar a psicomtricidade para que o corpo receba os estimulos motores necessários para o desenvolvimento infantil.

  40. A mente é quem comanda o corpo físico, e é ela quem julga o que é necessário  para o bem-estar. Sabemos que a mente e o corpo estão interligados, sendo assim, a mente sempre emite sinais de que o corpo precisa “parar”, de que existem conflitos próprios entrea situação em que a criança está inserida.

Psicomotricidade como prevenção e intervenção

Psicomotricidade, um olhar para além do brincar.